segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Competitividade é o desafio da marca Brasil.

Atualmente o Brasil conta com uma imagem fortalecida no exterior a partir da sua capacidade de recuperação econômica global em 2009. Este fato potencializa um momento de oportunidade para as empresas brasileiras promoverem seus produtos e serviços no mundo.

Propicia a Marca Brasil, criada pelo Ministério do Turismo e estruturada no Projeto Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil, desenvolvido por iniciativa da Embratur. O projeto foi considerado pelo governo de alto nível de qualidade e genialidade, sendo a primeira iniciativa do gênero na história do país. Desta forma o conceito ampliou-se além do turismo, passando a vislumbrar também o comércio exterior brasileiro.

O projeto reúne um conjunto de metas e estratégias de comunicação. Os resultados alcançados até agora demostram um crescimento no recall da marca de 11% para 20% entre 2006 e 2009, e o país tem se distanciado cada vez mais da imagem de destino exótico para os estrangeiros. Depois das definições da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, os horizontes foram agigantados. O Brasil tem com estes eventos uma grande oportunidade de demonstrar propriedade ao mercado externo. Só para se ter uma ideia do impacto que pode representar esses eventos, a Copa do Mundo alcança uma audiência global de 30 bilhões de impactos em quase 5 bilhões de espectadores. Se 1 em cada 10.000 vier ao Brasil e gastar U$ 100 numa semana, dobramos a receita do país com turismo.