sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mercado popular se transformando...

A definição de segmentação do mercado consiste num processo de análise e identificação de grupos de pessoas com necessidade e preferências iguais ou com algum grau de homogeneidade. Dado essa classificação o mercado é divido em grupos de pessoas com necessidades semelhantes, formando assim vários grupos, e um deles é o nosso objeto de estudo neste post, o qual chamamos de Classe C.
A classe C é classificada de algumas formas, seja por quantidade de salários mínimos, ou seja por bens adquiridos. Esta classe que mais vem sendo dita como "a nova classe média", abrange 46% das rendas no Brasil, segundo a Fundação Getúlio Vargas.
O mercado esta alvoroçado com toda esta mudança de comportamento do consumidor, o que levanta algumas questões sobre os porquês, como: será que existe essa nova classe C ou é algo que todos estão falando e ai provocam esse comportamento, fazendo assim parecer que a classe C começou com uma mudança social? O que aconteceu para esta classe ser denominada de classe em ascensão?
Essas são questões que ainda não sei responder, o que eu sei que com toda esta revolução, marcas populares estão se desenvolvendo e chegando a outros patamares do mercado, já que seu target mudou seu ritmo de consumo.
O crédito facilitado é um grande agente motivador deste novo cenário, pois é ele quem vem agindo na vida das pessoas que desejam comprar algo que não poderiam comprar à vista. Seja como for, os empresários e comerciantes devem se atentar a esse "novo" perfil de consumidor, para não ficar de fora.