quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mercado de luxo

Não mais limitado ao universo dos reis e das elites, o luxo tornou-se hoje um importante mercado em termos globais. Movimenta cifras consideráveis de dinheiro e se configura como uma fonte notável de atividade econômica, gerando empregos e renda, seja no seu comércio,seja na manufatura. As marcas de luxo exigem um forte trabalho de posicionamento, de uso criativo do marketing e de renovação contínua, sem contradizer sua essência de marca.
O universo do luxo é extremamente propício para o desenvolvimento e experimentação de
novas tecnologias, que, sendo inicialmente de alto custo e reduzida escala de produção.
No Brasil, estima-se que o consumo do luxo seja da ordem de R$ 2 bilhões por ano, segundo dados da Câmara de Comércio Americana.
Alguns itens que fazem parte do perfil do consumidor do luxo:
O desejo de ser único, de exclusividade e diferenciação
O desejo de melhorar o auto-conceito, projetando sucesso e poder
O desejo de exteriorizar a própria personalidade
Necessidade de marcar a filiação a um grupo social almejado