terça-feira, 2 de novembro de 2010

Marcas de luxo - Nova demanda de consumidores

Uma matéria publicada no site Infomoney (http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=1812124&path=/suasfinancas/) chamou atenção para o fato de as classes A e B não serem as únicas consumidoras de luxo. O conhecimento pode ser um fator primordial para que uma pessoa, seja ela rica, pobre ou de classe média, adquira um produto de valor elevado.
De acordo com o professor da Faap, Silvio Passarelli, e autor do livro “O Universo do Luxo – Marketing e Estratégia para o Mercado de Bens e Serviços de Luxo”, quem tem informação sobre uma determinada área, em função deste saber, opta por um produto melhor, de maior qualidade, independente da classe social. Vale ressaltar que esse cenário faz que as pessoas comprem a melhor mercadoria permitida por sua renda.
“Um cidadão comum pode obter uma bolsa de grife sem necessariamente integrar estrato elevado da sociedade. A compra de um bom vinho pode ser parte de uma comemoração especial e não um hábito. É um comportamento cultural”, explicou.
O texto divulgado pelo site reforça essa nova tendência identificada no mercado nacional. Com o fortalecimento da Classe C, as pessoas com menor renda estão conseguindo comprar produtos de Luxo. Aqueles que têm conhecimento sobre o uma marca ou produto, poderá ter acesso a esse novo leque de consumo mesmo que seja para satisfazer um desejo. As marcas de luxo, por sua vez, estão atentas a esse novo cenário, e lançam produtos caros, porém com preços mais acessíveis, que possam atender a essa nova demanda de consumidores.