sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Crise no ranking

A crise financeira vivida em grande parte dos países em 2008 refletiu também Ranking Interbrand das Marcas Globais Mais Valiosas. No ano em que o mercado mundial oscilou negativamente, as instituições financeiras e seguradoras refletiram na pesquisa os problemas enfrentados pelas companhias em todo o mundo.
Segundo o professor do curso de Marketing da Trevisan Escola de Negócios, João Paulo Lara de Siqueira, o ranking de 2008 mostrou que essas avaliações do valor das marcas – apesar das críticas que alguns fazem às tentativas de medir o quanto elas valem – está em sintonia com a realidade, pois o valor das empresas ligadas à área financeira caiu.
O posicionamento bom ou ruim de uma marca em um ranking pode ter relação, em alguns casos, com a realidade econômica vivida naquele momento. Apesar de desenvolver bem seu trabalho, sua comunicação e seu relacionamento com o mercado, uma marca pode ter um reflexo negativo se não conseguir se manter em uma crise e isso refletir nos rankings em que ela participar.