sábado, 20 de novembro de 2010

Estética com funcionalidade

“Design é a concepção / criação de um projeto ou modelo de objetos, ambientes, obras gráficas, entre outros; que sejam ao mesmo tempo funcionais, estéticas e conformes com os imperativos da produção industrial.” - Dicionário Michaelis

O Design é o fator de sucesso de marcas como a Apple, em que o design não está presente somente na marca, mas também é parte do produto, da loja e de toda comunicação da empresa. Pois não adiantaria para a Apple ter um produto bonito e não possuir um bom desempenho.

O estético / bonito pode até virar moda, mas com o tempo desaparece. Construir o design de uma marca vai além de criar uma simples representação de forma gráfica, a imagem tem de mostrar o diferencial, a emoção e a ideia que se tem ou quer construir de uma empresa ou serviço.

Nos últimos anos tivemos uma corrida para redesign de logomarcas. Saíram as letras pesadas e quadradas para tipografias mais finas arredondadas. Sai às cores padrão azul, preto e vermelho; e temos uma diversificação para o laranja, verde limão e roxo. Isto tudo com o intuito de adequar as marcas ao padrão de design mais atual, conseguir se diferenciar da concorrência e passar de forma mais clara a imagem da empresa.