sábado, 13 de novembro de 2010

O amadurecimento das classes C e D

As classes C e D estão cada vez mais informadas e exigentes, e as empresas que negligenciarem tal fato certamente perderão suas fatias de mercado no curtíssimo prazo. Com certeza não terão mais uma segunda chance com esta “nova” classe social que está se formando e amadurecendo cada vez mais rápido.

Como todo ser humano, eles têm sonhos. E como todo bom brasileiro, não desistem nunca. Fazem seu planejamento financeiro, guardam, investem, e parcelam suas compras (honrando suas dívidas fielmente, mais do que muitos provenientes das classes A e B); e por isso não aceitam mais qualquer coisa somente porque estão pagando um preço mais barato. Isso quando compram o mais barato! Eles também consomem (ou desejam consumir) marcas de grife, viagens ao exterior, cuidados para a beleza e academias para o corpo.

A internet também já faz parte da vida deles. Recentemente, ouvi a história de uma menina da periferia, moradora de uma favela, que tinha seu próprio notebook e montou sua loja virtual para comercializar produtos de beleza e moda feminina. E quando não têm condições de ter seu próprio computador, acessam por lanhouses, escolas e espaços do governo. Isso também já não é mais tanta novidade para eles assim.

Ainda é perceptível um gap quando se fala em consumo de bens culturais, alimentos saudáveis e bens ambientalmente responsáveis, por exemplo, mas esse será um próximo passo que não levará muito tempo para acontecer.

É evidente que a desigualdade social e econômica ainda é um fato marcante da nossa sociedade brasileira, mas a desigualdade enquanto consumidores, jamais.