terça-feira, 16 de novembro de 2010

Design x Funcionalidade na Internet móvel

Como sites que buscam um design visual atraente podem acabar deixando a funcionalidade de lado

Quem possui acesso à internet móvel talvez já tenha passado por esse tipo de problema: tentar acessar sites lindos, construídos com Flash ou com muitas janelas de busca, usando a rede “banda larga” móvel brasileira nas telinhas diminutas dos celulares. Realmente não é algo fácil.

Muitas marcas acabam privilegiando o design em detrimento da usabilidade de seus sites, buscando um visual bonito, mas sem prestar tanta atenção em como o consumidor irá buscar a informação lá. Isso pode se tornar algo muito complicado, ainda mais em tempos em que o celular X não roda o sistema operacional Y, o celular Z não roda o sistema operacional W, e por aí vai.

Com isso quero dizer que a marca, ao construir seu site, deve se preocupar em como e onde o cliente irá acessá-lo. Um exemplo claro do dia-a-dia é o site www.cinemark.com.br. Utilizando o computador é muito fácil clicar nas caixas e buscar o filme que se quer assistir, mas utilizando o celular, com rede prejudicada, fica praticamente inviável descobrir o horário do filme que se quer assistir. Dessa forma, é muito mais fácil entrar no site do Google, que apresenta usabilidade muito maior (‘informação sem frescura’), e descobrir os horários do filme que se quer assistir em qualquer cinema da cidade. Com isso, o cliente que gostaria de assistir ao filme na rede Cinemark descobre que há a possibilidade de ver o mesmo filme no concorrente. E assim se perde um cliente...