domingo, 14 de novembro de 2010

Nas pequenas cidades estão os melhores lucros!



A expansão das grandes marcas de varejo pelas cidades de médio e grande porte e a consolidação do setor está cada vez mais evidente no Brasil. Dessa forma os consumidores ficam cada vez mais disputados, ganham mais opções de pagamentos, promoções e ações para chamarem a atenção deles.


A concorrência faz com que os varejistas invistam cada vez mais em marketing, design de marca e estratégias para fazer com que seus consumidores comprem em suas lojas. Porém avaliando pelo lado de investimentos é impossível os pequenos e médios varejistas competirem com os grandes,


Uma estratégia inteligente é a da varejista Eletrozema que não comercializa produtos de luxo, foca em cidades de pequeno porte - entre 20 mil e 30 mil habitantes, lojas de pequeno porte e no público C e D. Dessa maneira o varejista não investe muito nas estruturas das lojas e consegue ter uma margem maior, pois os grandes varejistas não estão nessas cidades.


O fato interessante desse sucesso da Eletrozema é que o ponto crucial desse diferencial competitivo é a estrutura logística da empresa que fica responsável de garantir o prazo de entrega conforme prometido pelos vendedores. Portanto nada adiantaria fazer uma estratégia inovadora e diferente dos demais concorrentes se a empresa não pensasse no fluxo completo (end-to-end) e não cumprisse o acordo com os clientes.


Vitor Rangel