terça-feira, 23 de novembro de 2010

Rankings, rankings, blábláblá...

Rankings, rankings e mais rankings... Ninguém mais leva tão a sério esse assunto! O que encontramos, em sua maioria, são instituições desconhecidas, auditas por não sei quem, premiando com critério algum. Ou melhor (em muitos casos também) quem tem mais presença na mídia ou anuncia com a empresa realizadora, pois isso pode gerar ainda mais negócios no futuro.

Como profissional de Marketing, confesso que acabei ficando um pouco cético em relação ao tema no decorrer do tempo. Em minha opinião, uma empresa adquire credibilidade e uma boa reputação pelo que os outros falam dela, e não ela falando de si própria. Atividade de assessoria de imprensa é um grande exemplo disso.

Pra mim, 90% (ou mais) dos rankings já não contribuem para tal fato. A saída? Creio que com o advento das redes sociais, palavras como “colaboração” e “engajamento” possam ajudá-los. Empresas que forem eleitas pelos seus consumidores finais serão as verdadeiras premiadas! Um bom exemplo disso é o site TripAdvisor, que elege os melhores hotéis e pousadas do mundo inteiro. A eleição é feita pelos próprios hóspedes, que avaliam os estabelecimentos após sua estadia. Quer ranking melhor que esse? Hoje são mais de 40 milhões de pessoas que já confiaram nas opiniões e “reviews” do site. Com certeza o que vocês encontrarão lá é a verdade nua e crua.