sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Eduação Privada ou Pública?

Em 2009, das 20 melhores escolas de ensino médio do país, 12 estão na Região Sudeste e apenas duas são públicas. O diagnóstico, que mostra a desigualdade entre as instituições dependendo da localidade ou do gestor, está no resultado do desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem, conforme divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação.
Mas na minha opinião, é um ranking desnecessário, pois acredito que o Enem não serve para avaliar qualidade de escolas. Quando a gente diz que a escola tal teve melhor resultado, temos que ver qual o percentual de alunos que fez o exame. Podem ter pego os melhores estudantes. O Enem não é resultado para listar escola, mas para dar oportunidade no acesso à universidade. Só faz o Enem o aluno que tem alguma intenção de ir pra universidade, uma minoria.
Enfim, são tantos os escândalos que não conseguem nem aplicar uma avaliação correta, será que conseguem elaborar um ranking?
Após o mais novo escândalo do Enem. Como será o novo ranking ?