sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Afinal, o que é ranking?

Quando o grupo iniciou o porcesso de pesquisa sobre RANKING, nos sentimos um tanto "perdidas" sobre a certa definição do tema. Foi, então, quando encontramos o blog do Professor Luiz Trigo, pesquisador, escritor, professor associado da USP e professor titular da PUC-Campinas.

Segundo ele, ranking é uma palavra inglesa, que significa uma determinada posição em uma escala de responsabilidades, de qualidade ou de status social. No caso de estipular o lugar das empresas, pessoas ou instituiões em uma escala, ranking refere-se a uma hierarquia organizada de acordo com determinados métodos, conceitos e princípios.

E onde entra a marca em tudo isso? Foi aí que usamos Keller para falar de valuation. O primeiro autor argumenta que a marca pode corresponder a três tipos de benefícios: funcionais (vantagens intrínsecas ao produto), simbólicos (vantagens extrínsecas, como a autoconfiança, por exemplo) e experenciais (relacionados à satisfação pessoal do produto).

No final das contas, o assunto que parecia se limitar apenas a uma lista de top of mind, deu "pano pra manga".