domingo, 14 de novembro de 2010

Soberano na tradição!



A avaliação do design de marca é algo complexo exige diversas estratégias e principalmente a interligação das mesmas, porém na maioria dos casso vemos isso ser feito brilhantemente por empresas, mas como ficam os clubes esportivos nesse processo.


Com esse pensamento nosso grupo foi atrás para descobrir quais ações de design da marca dois clubes paulista, São Paulo Futebol Clube e Sport Club Corinthians Paulista, fazem para se destacar e ganhar dinheiro.


Foram analisados 12 tópicos diferentes e a disputa foi feita como uma partida de futebol. Cada time teve seus “gols” merecidos, a equipe do Corinthians tem momentos brilhantes e de extrema maestria como:

- A torcida: 30 milhões de torcedores, fanática pelo time e com uma escola de samba ente as melhores do país.

- A alma: a fidelidade e a paixão de seus torcedores são indiscutíveis.

- Design: a maneira como o clube se posicionou desde sua queda para a segunda divisão em 2007 teve uma repercussão brilhante com as famosas frases: “Eu nunca vou te abandonar” e “Louco por ti Corinthians”.


Já o time do São Paulo soube administrar o jogo com organização e tradição:

- Produtos: Possui uma diversificação de ganhos produtos e serviços além do futebol excelente: Tour no Morumbi, Passaporte tricolor, Marketing Champions, etc..

- Mascote: Mantendo a tradição o São Paulo nunca trocou seu mascote desde sua criação pelo jornal Gazeta esportiva.

- Brasão: A equipe paulista só coloca os títulos mundiais, onde no estatuto do clube determina que as estrelas do Brasão são apenas as mais importantes e títulos locais e regionais não podem contar.


O resultado final da competição foi surpreendente, pois apesar de a equipe do Corinthians ter uma nação de torcedores fieis e melhorado muito suas estratégias desde sua queda para a segunda divisão em 2007, a tradição da equipe do São Paulo, a transparência e organização das ações de design de marca foram cruciais para ganhar o jogo. Portanto parabpens equipe do Morumbi, porém continue seus esforços, pois a Republica Popular do Corinthians está logo atrás.


Vitor Rangel