quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Brasil está na MODA

O país que produz um novo milionário a cada dez minutos e que a cada 35 dias vende uma Ferrari, tornou-se alvo para o bilionário mercado de produtos e serviços de luxo. O mercado de luxo é especializado em atingir além da simples satisfação do cliente, com o intuito de encantar o consumidor a um ponto que o preço não terá importância na decisão da compra. Entre as motivações das pessoas para comprar produtos de marcas famosas e prestigiadas está a mais velha das razões: a pura ostentação. Mas há outras como o desejo de estar em conformidade com um determinado grupo social.

O mercado de luxo no Brasil teve um crescimento de US$ 3,9 bilhões em 2006 para US$ 6,45 bilhões em 2009, prevendo ainda um crescimento acima de 50% para 2010. Devido a este vigor econômica o Brasil despertou a atenção de investidores internacionais. No entanto, a estrutura do mercado de luxo brasileiro ainda tem em sua maioria grifes e marcas estrangeiras e o capital de implantação é ainda de origem predominantemente brasileira.


As grifes de luxo do mercado da moda são as que percebemos com maior facilidade sua ampliação. Estas marcas internacionais e nacionais ganharam até locais exclusivos como os shoppings direcionados para o público AAA, como o Shopping Cidade Jardim em SP e o Shopping Village Mall no RJ.

As marcas de luxo ainda tem o grande desafio de expandir os negócios sem perder a exclusividade, tão valorizada pelo consumidor.