quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Design | A Marca fala?

Se você vendo esta imagem.....

Consegue sentir e entender algo, buscar algo na sua mente, certamente a pergunta está respondida.
Mas porquê e o que ela fala?
Essa é a grande pergunta que os comunicadores, agências de publicidade, markteiros e outros tantos querem responder.

Kevin Roberts em seu livro Lovemark diz que: “Para sobreviverem, as grandes marcas precisam criar nos consumidores uma fidelidade além da razão”.
Além disso, ele ainda cita: “Se você não for esteticamente estimulante e funcionalmente eficiente, simplesmente desaparecerá na multidão”.

O design, que sempre esteve presente, passou a ter uma grande força no poder da compra / consumo, passou a ser um fator decisivo, garantindo a percepção do diferencial.
Além de estimular o encantamento pela marca, o design expressa as diferentes mensagens que esta quer passar, ou seja, seus diferenciais em relação à concorrência. O uso de embalagens, imagens, sons, espaços, equipamentos e outros tantos servem não só para atrair o consumidor, mas se conectar a ele. Fidelizá-lo.

Mas concordo também quando o autor diz que: “Grandes marcas sempre estiveram cercadas de grandes histórias”.
Acredito que para que o design fale da marca - traga sentimento, lembrança e emoções mais íntimas - ela tem que ter uma história, uma memória, que será resgatada por quem a vê e transformada em algo importante. Quando se consegue entender o que é a marca e o que ela fala, é porque ela já fez ou faz parte de sua história.