sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Design ousado

Na mesma intensidade que o mercado automobilístico se destaca pela competitividade acirrada causada pelas grandes montadoras, concomitantemente é carente de inovações ousadas em seus modelos quase que padronizados, dos quais na maioria das vezes é a sutileza de detalhes tecnológicos que estabelece a diferença e a decisão de compra;

Diante de um cenário engessado, em meados de 2009 a montadora sul-coreana Kia Motors do Brasil realizou uma grande aposta ao ousar com um novo conceito de veículo. O recém-lançado modelo Kia Soul, chamado de “carro design”, superou de longe todas as expectativas da marca e em apenas quatro dias já registrou 219 pedidos. Inicialmente, a intenção da montadora era comercializar 600 unidades por mês.

De certa forma, o lançamento da montadora despertou a atenção do público logo de início, aliada a um bom trabalho de marketing e, naturalmente por ser uma novidade, onde a própria empresa não classificava o veículo em apenas uma única categoria, ou seja, a mistura elementos de minivans com utilitário esportivo e ainda um design arrojado; tudo isso contribuiu para que o Kia Soul emplacasse no cenário nacional com seu “carro design”.