quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Brasil está provando a sua força para o mundo

Desde meados de outubro de 2008, quando a crise financeira mundial atingiu de forma agressiva o mercado americano, refletindo no restante do globo e, principalmente nos países que mantinham relações comerciais com os EUA, o Brasil mostrou que estava preparado. Alguns setores da economia brasileira resistiram mais, outros menos, mas de forma geral nos tornamos referência mundial para os investimentos estrangeiros. Nas exportações, temos o petróleo com o pré-sal, a mineração, soja, laranja, trigo, carne, entre diversos outros. Nos negócios, empresas brasileiras têm se tornado referência e, para diversas multinacionais com matriz estrangeira, o Brasil é muitas vezes a maior ou mais promissora filial. E tal fato se deve à ousadia, espírito empreendedor e inovação do povo brasileiro. Eu poderia citar aqui diversas outras qualidades do nosso país, mas o que eu quero mostrar aqui é que o Brasil está provando a sua força para o mundo. Não somos somente um país feito somente de carnaval e futebol.

E, neste sentido, por que não mostrar tudo o que o nosso Brasil tem de bom, trabalhando de forma estruturada e estratégica a exposição da nossa marca País? É evidente que temos muito (mas muuuuito!) o que melhorar na educação, base de qualquer sucesso de um país, na saúde, na segurança, na moradia, no saneamento básico, na política e na infraestrutura, mas não podemos esquecer o que nos move a sempre querer mais: a expectativa de que um dia chegaremos lá.

Trabalhar com o branding, ou gestão de marca, de um país é isso. É trabalhar com uma promessa, com expectativas, com o que queremos ser. Não é mentir nem omitir sobre as nossas fraquezas, como muitos dizem, mas é mostrar o nosso potencial. Quando uma empresa comercializa um produto, ela vende mais do que um simples objeto, ela vende um estilo de vida, um comportamento, uma promessa. Por que não continuarmos fazendo o mesmo com o nosso Brasil?