terça-feira, 2 de novembro de 2010

Marca Brasil - Logotipo Copa 2014

O “infeliz” logotipo oficial lançado pela Fifa para representar o Brasil na Copa de 2014 gerou inúmeras reclamações entre publicitários e designer de todo o país, que o definiram como simplista. A imagem realmente não agrada e mais parece um homem com o rosto coberto pelas mãos, como se estivesse com vergonha. Como o lançamento se deu logo após a eliminação do Brasil na Copa da África, não foi difícil associar o tal homem envergonhado ao sentimento da população brasileira em relação ao fraco desempenho da seleção no campeonato.
O Portal 2014 – A Arena de Negócios da Copa (http://www.copa2014.org.br/) lançou a campanha “Não gostou? Então faça”. A “brincadeira” solicitava sugestões de novos logos para representar o Brasil em 2014. Em pouco mais de um mês, cerca de 300 propostas de possíveis logos (uma média de 10 por dia) foram recebidas pelo portal. Os resultados foram bem mais criativos que a imagem oficial.




O jovem Allex Sales Fernando foi o vencedor do Desafio Portal 2014, com 16.668 votos, e recebeu o prêmio de R$ 3 mil oferecido pelo site. Segundo ele, o logo inscrito é uma referência aos pássaros silvestres do Brasil e também ao apelido da equipe de futebol brasileira, a "seleção canarinho".