quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ao gosto do freguês

Lendo um jornal de Turismo, me deparo com o título: "Marca Brasil reforça identidade visual do país no exterior". Aí, você que está do lado de cá, de frente para o jornal, se pergunta: "aquela, sem forma e toda colorida?". Sim! É essa mesmo. Multicolorida e sinuosa, a Marca Brasil é a primeira marca de identidade visual do Brasil em âmbito internacional. O símbolo foi desenvolvido a partir de pesquisas, que apontaram como o estrangeiro enxerga o Brasil. Por isso, foi projetada com os referenciais alegria, sinuosidade, luminosidade e modernidade.

E me parece que a coisa sem forma agradou lá fora. Segundo o mesmo jornal, desde sua criação, em 2005, foram atendidos mais de 1.600 pedidos de uso da Marca Brasil. E, até o ano passado, o símbolo foi utilizado em produtos e publicações de diversas empresas em 19 países.

Sucesso ou insucesso? Fica ao gosto do freguês. O fato é que o símbolo que representa a imagem do turismo brasileiro e dos principais atributos de exportação do país no exterior está aí, circulando. E é através dele que publicações de turismo, companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, eventos de moda e gastronomia estampam a marca do nosso país em seus produtos.