terça-feira, 9 de novembro de 2010

Relato de uma turista....

Estive em agosto de 2010 na terra da Rainha, dos Beatles, das cabines de telefone vermelhas e dos “soldadinhos de chumbo”. Terra onde a realeza é muito bem vista e respeitada, onde o tradicionalismo impera e o respeito inspira....daí eu pergunto: Que país é este?

Se você, com estes símbolos, conseguiu chegar a uma resposta, pare e pense à respeito: Como o mundo vê o Brasil? Quais são os signos que o representam?

Futebol, Carnaval, Praia, Belezas Naturais, Música, Pelé, Cristo Redentor...e etc, etc, etc...
O que mais retrata o Brasil para você? Para o mundo?

Diante disso a “Marca Brasil” nos oferece, de acordo com ministro do turismo Walfrido dos Mares Guia, em entrevista à Geraldo Hoffmann: As cores da marca. Cores que mostram o verde das matas; o amarelo é o clima, as areias e o sol; o azul são os oceanos, o céu e as águas; o branco é a religiosidade e a paz; o vermelho e o laranja são as festas populares.” Veja entrevista na integra.

E assim, os turistas, entendem o Brasil como um país colorido e de gente alegre. Será que é essa a imagem que “vende” e oferece a possibilidade de aumentar o turismo, o investimento e com ele a riqueza do Brasil? Afinal, já existem muitos lugares “legais” no mundo com um povo simpático.
Poque então não há um bom trabalho de marketing para fixar na cabeça dos turistas e investidores estrangeiros uma imagem positiva do país, tal como é feito com as marcas de produto?

Até lá, resta a nós, sermos (re)conhecidos pelas cores.