sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Super Size Me – A Dieta do Palhaço - Stevan Nunes Scarparo

Case McDonalds


McDonalds é a maior e mais conhecida rede de fast-food do mundo, a empresa está presente em 118 países e atende cerca de 48 milhões de clientes por dia. No Brasil, a rede chegou em 1979 e possui mais de 1.100 pontos de venda entre restaurantes, quiosques e McCafés (dados coletados no wikipedia).

Inicialmente o McDonalds tinha como público-alvo as crianças.

Estas crianças cresceram e continuaram se relacionando com a marca, o que gerou a necessidade de reposicionamento para atender esta demanda.

Com a chegada do século XXI a marca começou a ser uma das “grandes vilãs” pelo crescimento no número de obesos em todo território americano.

No auge desta crise surge o polêmico documentário “Super Size Me” dirigido e vivido pelo diretor Morgan Spurlock.

O diretor se alimenta apenas em restaurantes da rede durante um mês em todas as suas refeições diárias.

Depois de trinta dias ele obteve um ganho de 11,1 kg, uns 13% de aumento da massa corporal o diretor também experimentou mudanças de humor, disfunção sexual, e dano ao fígado.

Tudo isso fez o valor da marca cair 9% entre 2000 e 2003, e a rede enfrentou queda de vendas em países como Inglaterra e Japão.

Para combater esta crise o McDonalds incluiu diversos alimentos saudáveis em seu cardápio dos quais destaco as saladas, frutas e sucos.

Este novo cardápio também sofreu alterações de acordo com sua região, na Itália foi incluído ao cardápio o vinho, no Brasil foram inclusos itens como água de coco, pão de queijo e café expresso.

Apesar dos problemas sofridos pela marca ela recuperou-se e continua sendo referência no segmento fast-food para seus consumidores.

A empresa ainda conquistou diversos prêmios Top of Mind e mais recentemente o prêmio “Escolha Teen” em 2009.

Caso ainda não tenha assistido o documentário acesse o link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=jBh_ioTwhJU