domingo, 30 de outubro de 2011

Volkswagen - Falta de Ética e Transparência

Em 2009 uma investigação da Polícia Civil do Maranhão em conjunto com o Ministério Público encontrou indícios de fraude fiscal na venda de automóveis em uma de suas concessionárias, o que levou ao decreto de prisão do dono e de executivos da montadora.

A Euromar, a concessionária em questão, comprava os veículos da montadora em nome de frotistas e locadoras para se beneficiar de descontos de ICMS, e depois revendia o carro ainda zero ao consumidor final, com o valor de mercado. A lei, no entanto, exige que a locadora ou frotista permaneça com o veículo por no mínimo um ano antes de revender. Um dos documentos encontrados durante a investigação mostrava que a concessionária usava os dados de uma funerária para comprar veículos que dificilmente seriam utilizados como carros funerários, como New Beetles, Boras e Voyages.

A Volkswagen se prontificou a emitir uma nota oficial afirmando não ter participação no esquema. A montadora informou que praticava uma política de incentivo de venda à frotas, mas que a ocorrência de eventuais ilegalidades é de inteira responsabilidade da concessionária.

Entretanto, o dano já estava feito. A notícia foi veiculada em revistas e jornais de circulação nacional, e a imagem da montadora fora arranhada. Isso acarretou na desconfiança generalizada do consumidor, que não acredita que a montadora não teve participação no esquema, e muitos consumidores manifestaram sua insatisfação através de comentários nas notícias, afirmando que a prática é comum e as autoridades não investigam profundamente o assunto.

Desta forma, os consumidores sentem que a montadora não age com ética e transparência, superfaturando o preço final dos veículos visando aumentar seus lucros de forma ilegal. Isso faz com que o consumidor deixe de considerar a marca ao decidir adquirir um veículo.

Em tempos onde as notícias se propagam de forma viral através da internet, onde também há espaço para a manifestação de todo e qualquer tipo de opinião, de todas as camadas da sociedade, é importante que empresas de grande porte tenham um cuidado especial com a sua imagem, pois, a longo prazo, a confiança do consumidor pode ser prejudicada de formas irrecuperáveis, afetando o crescimento e vendas da empresa.

Carolina Barros