sexta-feira, 28 de outubro de 2011

L'oreal

A história da gigante L’oréal teve início em 1907. Desde então tem se tornado a maior empresa de cosméticos do mundo. Ela está em 130 países, possui 66.600 mil funcionários e seus maiores mercados estão nos EUA, Itália, França, China.

Possui 5 especialidades, sendo elas: produtos para o cabelo, coloração, cuidados com a pele, maquiagem e fragrâncias. As marcas do grupo estão divididas em produtos para o grande público: L’oréal Paris, Garnier e Maybelline; Produtos Profissionais: L'Oréal Professionnel, Kérastase, Redken e Matrix; Produtos de Luxo: Lancôme, Helena Rubinstein, Biotherm, Ralph Lauren, Giorgio Armani, Cacharel, Paloma Picasso e Guy Laroche e Cosmética Ativa: Vichy e La Roche-Posay. Em 2006, adquiriu a rede de franquias The Body Shop.


A empresa é marcada por seu caráter inovador. Uma das primeiras iniciativas na área de marketing foi realizada em 1931, quando a empresa cobriu com uma lona a fachada de um prédio em Paris para divulgar uma nova loção capilar. Segundo a assessoria de imprensa do grupo, no ano seguinte a L’ORÉAL seria a primeira marca a veicular um comercial cantado em vez de falado, criando assim o jingle publicitário.

Segundo a pesquisa Best Global Brands, em 2006 a marca ocupava a 51º posição no ranking das 100 empresas mais valiosas do mundo. Em 2010, ocupa a 45º posição. Em 2010, faturou €19,5 bilhões sendo 11,3% maior que em 2009. No mesmo ano, dedicou € 665 milhões à pesquisa cosmética e dermatológica.

Na publicidade da grande maioria de seus produtos, ela se utiliza de conceitos como o glamour, beleza ideal e elegância. Já foi acusada de exagerar na pós – produção de suas peças. Em 2007, no Reino Unido, ela foi advertida por usar cílios postiços em um anúncio de máscara para cílios. E, em 2011, o país proibiu a campanha com a Julia Roberts e Christy Turlintonde ser veiculada. Nos anos anteriores, também teve problemas com as fotos da Beyoncé e Freida Pinto, pois as cores da pele apresentadas no anúncio não condiziam com a realidade.



Na França, a L’oréal também foi considerada culpada por discriminação racial ao contratar apenas mulheres brancas para a promoção do shampoo Garnier.
A empresa de recrutamento e a Garnier pagaram uma multa de € 30.000 cada uma.


Em 2007, a herdeira da L’oréal, Liliane Bettencourt foi acusada de fornecer dinheiro ao presidente Sarkosy para sua campanha eleitoral. A presidência francesa nega o ocorrido.

A L’oréal também está na lista do Peta das empresas que testam seus produtos em animais. A empresa afirma que os testes foram descontinuados em 1989, no entanto, não fornece detalhes técnicos para a isto seja comprovado. Em 2006, Body Shop ganhou o prêmio PETA's Proggy, pela campanha contínua contra testes em animais. Neste mesmo ano, foi vendida para o Grupo L’oréal.

Apesar das crises, a empresa se mantêm como a mais valiosa no setor. Ela atinge todas as classes sociais, isso porque possui diversos produtos de que vão desde preços baixos até produtos extremamente caros. Dessa forma, está presente na vida de todas as pessoas. A confiança nos produtos das marcas do grupo ainda é muito grande, então as dúvidas sobre a eficácia de seus produtos, gerado pelo uso excessivo de photoshop, por enquanto, não impediu o crescimento da empresa no mundo.

http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/loral-because-im-worth-it.html
http://aeiou.expresso.pt/publicidade-da-loreal-banida-por-excesso-de-photoshop=f664573#ixzz1boQtwXjq
http://www.huffingtonpost.com/2011/07/27/julia-roberts-loreal-ad-ban_n_910587.html
http://www.mediapeta.com/peta/PDF/companiesdotest.pdf
http://www.investimentosenoticias.com.br/ultimas-noticias/tempo-real/faturamento-da-loreal-cresce-5-6-em-2010.html
www.loreal.com.br
http://www.guiavegano.com/produtos/sac/loreal.htm
http://www.thebodyshop.co.uk/_en/_gb/services/aboutus_history.aspx?
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,loreal-e-advertida-por-anuncio-de-rimel-com-cilios-posticos,24880,0.htm
http://www.guardian.co.uk/world/2007/jul/07/france.angeliquechrisafis