sábado, 29 de outubro de 2011

Nokia- Connecting people


Com o Slogan connecting people ( conectando pessoas) a nokia deixou á desejar nestes últimos meses antecedentes e seguintes á crise econômica mundial; considerada líder de mercado, forte concorrente e principal empresa do ramo desenvolvedora de tecnologia, essa gigante vem passando por momentos não muito agradáveis em relação á suas políticas internas, pois a antiga presidência foi convidada a deixar o cargo, porque não conseguiu retirar a empresa da crise que estava passando e aumentar sua participação no mercado de smartsphone; A empresa trouxe como presidente um novo CEO com grande bagagem em empresas de tecnologia, a última que passou foi a gigante microsoft.
Com o surgimento dos smartesphones essa empresa está perdendo mercado; por falta de desenvolvimento de novas tecnologias e por ter deixado de inovar, pois com a chegada do iphone e o sistema operativo de mobile phones android vem perdendo a liderança de mercado e sua quase sonhada referência de fabricante; a maioria dos aparelhos celulares utilizado pela população mundial são os smartsphones e a empresa tenta tornar-se presente neste mercado com o lançamento do Windows Phone representando um renascimento da companhia em relação a sua participação de mercado e aceitabilidade do consumidor.
Uma empresa de grande participação e referência de mercado, deixar de ser líder por falta de desenvolvimento de tecnologias corretas compatível com as tendências e necessidades do consumidor busca suicídio com sua própria marca, pois acreditar que os celulares não fazem parte da vida de pessoas no século atual e que o próprio não pode ser imergido nas atividades do dia á dia traz varias consequências ruins para a marca despertando as fragilidades que o fabricante possui fortalecendo o posicionamento dos concorrentes.
Utilizar o Slogan Conectando pessoas e deixar de acompanhar a forma de como elas se comunicam ou até mesmo se " conectam" é um grande fardo á ser carregado, e da forma que essa gigante esta caminhando no quesito inovação de produto e tecnologia a aderência do público final é uma incógnita, os mais otimistas vêem de uma forma e os pessimistas de outra só o tempo e o gosto do consumidor para nos dar essa resposta.