domingo, 30 de outubro de 2011

Estratégia e planejamento para proteger a marca



Pouco menos de dois anos antes da crise financeira dos Estados Unidos atingir o setor automobilístico, a Ford, prevendo o desenrolar da crise, se preparou de maneira assertiva. Esses cuidados não foram suficientes para evitar demissões, fechamento de fábricas ou
reposicionamento de mercado, mas foram essenciais para proteger uma das marcas
mais valiosas do setor automotivo americano.

Com o início da crise a montadora abasteceu seu caixa, antes que os empréstimos nos EUA se tornassem abusivos. E já iniciou o planejamento de reestruturação para encarar o novo mercado que se formava.

A ameaça dos carros japoneses já era um fato preocupante, se unido à diminuição do poder aquisitivo americano, de fato a situação era crítica. O americano mudava seu hábito de
consumo à medida que a crise avançava, com isso a Ford perdeu muito mercado no
país em que seus negócios prevaleciam.

Mas com seu planejamento antecipado, a Empresa estava preparada para atender a mercados mais promissores no momento, como Brasil, Argentina e Chile. Esse novo foco de vendas exigiu adaptações de produtos e marketing, pois os países emergentes pediam carros mais leves e econômicos. Os mercados que não eram valorizados até então, no setor automotivo, foram
essenciais para a sustentação da Companhia.
Ao mesmo tempo que, com planejamento e estratégia bem definidos a Ford não entrou no programa do Governo Americano, que para evitar a falência das empresas comprava parte de seus ativos a altos juros. Com essa medida a Ford conseguiu uma credibilidade diferenciada no mercado dos EUA, já que depender do Governo nesse momento era um grande prejuízo de credibilidade, imagem e reputação.

Em uma entrevista à DINHEIRO,em abril de 2009, Mark Fields, presidente da Ford para as Américas, ao ser perguntado se a empresa sairia da crise mais forte do que entrou ele disse:
"O tempo dirá se sairemos mais fortes do que nossos competidores, mas as pessoas precisam entender que a Ford está comprometida em continuar trabalhando para permanecer competitiva no futuro".
Érica Baffi