sábado, 29 de outubro de 2011

Ford: uma rainha nunca perde a majestade

Quando alguém questiona sobre qual companhia sofreu mais durante a crise de 2008, é complexo definir a mais prejudicada. Foram tantas incertezas, tantas quebras em bolsas, falências no sistema, imagens arruinadas, enfim...um caos mundial que surte efeitos até hoje. Porém, na minha história ao longo desse período de instabilidade, a crise nas montadoras de carros foi a mais impactante. Observar a gigante GM ter sua credibilidade, junto com suas marcas paralelas e todos seus investimentos descendo pelo “ralo” foi assustador. Na verdade, ter uma visão romântica sob a estabilidade financeira desse tipo de Big Companies é totalmente compreensível.

Mas, o propósito deste post é comentar sobre a Ford, que embora, em 2006, tenha sido a única do segmento a enxergar uma possível crise e se preparar para ela com a contratação de um préstimo de US$23,5 bilhões, ainda assim sofreu a incerteza de um mercado em pânico. “o problema é que, para pegar esse monte de dinheiro, a empresa empenhou tudo, até mesmo a logomarca oval”, ressalta o consultor da indústria automotiva, Fernando Calmon.

Ao contrário de suas concorrentes GM e Chrysler, que receberam um pacote de ajuda do Governo americano em torno de US$18 bilhões, o empréstimo da empresa do legendário Henry Ford foi feito em parcerias com instituições financeiras, o que significa que a libertou das diretrizes do Conselho dos Estados Unidos, deixando-a livre para tomar suas próprias decisões.

Porém, 2008 chegou, a crise se instalou e a Ford sofreu consequências, assim como tantas companhias americanas. Dispensou funcionários, reduziu custos, vendeu ativos, como as grifes Austin Martins, Land Rover e Jaguar. No entanto passou por ela sem que fossem necessários novos empréstimos e injeções de orçamento de suas filiais mundiais. No Brasil em especial, a empresa registrou um aumento na porcentagem de vendas com o auxílio do governo nacional com a redução do IPI.

Sua estabilidade é mantida, sua credibilidade alavancada e seu lucro em crescimento. A marca Ford, diferente de suas duas grandes concorrentes, sai de 2008 com poucos machucados, posicionando-se como uma referência em estratégia no segmento automobilístico.

http://www.youtube.com/watch?v=al9AZjSbIF8


Post de Vera Giglio