sábado, 29 de outubro de 2011

NIKE: Líder No Mercado de Produtos Esportivos... Líder Em Escândalos.

A maior empresa de esportes do mundo, dona do patrocínio exclusívo dos melhores esportistas, tênis que possuem tecnologia espacial e design inovador.

A americana Nike pertence ao escasso time de companhias que ficaram famosas por revolucionar os setores em que elas atuam. Maior fabricante mundial de artigos esportivos, a Nike foi pioneira no movimento de terceirização da produção, que acabou por se tornar um padrão global. Sem fábricas próprias, a empresa passou a se concentrar na inteligência de marketing, design e inovação. Também transformou sua marca em um ícone mundial ao casar cultura popular com esportes e elevar o culto ao atleta a um ponto nunca antes imaginado.

Mas mesmo com todo este prestígio no mercado, a Nike não escapou de escândalos. O maior deles ocorreu no final da década de 90, quando a empresa se deparou com acusações do uso de trabalho infantil em fábricas subcontratadas na Ásia, o que resultou em um período de crise, estagnando as vendas, que entre 1994 e 1997 haviam dobrado, e propiciando uma queda de 17%.

Phil Knight, co-fundador e Presidente da Nike, durante a crise, concedeu, por “livre e espontânea” pressão do público, uma entrevista ao cineasta Michael Moore, que, por sua vez, a usou em um documentário sobre a marca, o “The Big One”.

 



Leia a entrevista na íntegra aqui: http://www.angelfire.com/art/antinike/outro.htm


Por diversas vezes a Nike se viu ameaçada por acusações de exploração de trabalho infantil, além do episódio já citado, fábricas em outros países faziam o mesmo, assim como no Paquistão, onde crianças em situações precária e com salários baixíssimos, confeccionavam bolas de futebol.

Para afastar da marca esta imagem de exploradora, a empresa decidiu se voltar às causas sócio-ambientais e por consequencia as sociais. Destacando em campanhas na TV e em seu  site que a base de suas produções está no respeito ao meio-ambiente e por consequencia respeito ao seus funcionários. Se dedicando em criar produtos que desde sua concepção seja considerado seu impacto ambiental.
Hoje a Nike se preocupa em passar a imagem de empresa sustentável e lança campanhas contra o trabalho infantil, se mantendo na liderança em seu setor.

Mas não é à toa que a Nike continua, até hoje, sendo líder mundial, mesmo com os escandalos. Ela, assim como citei no começo, é uma marca inovadora. Tanto que em 2006, junto à Apple, lançou o Nike + Ipod “seu novo personal trainer”, o primeiro no mercado, que fez e até hoje faz muito sucesso entre esportistas profissionais e amadores.
Sem contar na lista enorme dos melhores esportistas que patrocina com exclusividade, dando credibilidade à marca.

 



A Nike é um exemplo de que qualidade, inovação e credibilidade, que mesmo em meio a acusações e inúmeras crises conseguiu se reerguer, renovar e continuar liderando o mercado de produtos esportivos.
Só falta colocar em prática o que dizem na teoria, e realmente acabar com a  exploracão e o trabalho infantil em suas fábricas em países pobres.



Fontes: 
http://www.artigonal.com/esporte-artigos/nike-lider-absoluta-em-artigos-esportivo-1960492.html
http://powerfullbrands.blogspot.com/2007/07/nike.html
http://www.angelfire.com/art/antinike/outro.htm


Fabiana Lentini