domingo, 23 de outubro de 2011

Kodak: falta de visão?

A Kodak foi fundada em 1881 nos Estados Unidos por George Eastman, na época o nome da empresa era Eastman Dry Plate Company.

Em 1888 surge o nome Kodak e é lançada no mercado a primeira câmera fotográfica simples, que poderia ser acessível a todos. Para Eastman a meta era tornar a fotografia "tão conveniente quanto um lápis". Em 1891 a empresa instala a primeira fábrica fora dos Estados Unidos, na Inglaterra, e ao longo dos anos sua trajetória é marcada por inovação na área de máquinas fotográficas, filmes e revelação. Além de uma expansão que atinge o mundo.

A marca sempre foi reconhecida pela inovação e referência de qualidade para produtos relacionados à fotografia.

O que levou a Kodak a crise foi o lançamento das câmeras digitais. Por mais estranho que possa parecer a primeira empresa a desenvolver a tecnologia da fotografia digital foi a própria Kodak, porém com receio de lançar este produto e precisar abrir mão de um dos seus principais negócios, filmes e produtos químicos para fotografia, optaram por não seguir com a nova tecnologia.

Quando a companhia percebeu que estava perdendo espaço no mercado que sempre liderou lançou a nova tecnologia e em dois anos, ganhou a liderança do mercado de câmeras digitais nos Estados Unidos e a terceira posição do setor em todo o mundo. Porém, desde então, não conseguiu mais retomar sua imagem e seu lucro no mercado. Por mais que a Kodak tenha investido na fotografia e câmera digital, não obteve sucesso suficiente no mundo a ponto de compensar a continua diminuição de vendas das câmeras analógicas e filmes.

Um exemplo disso foi visto em 2007, quando a empresa realizou uma enorme reestruturação que rendeu o gasto de mais de US$ 6.4 bilhões e gerou a demissão de cerca de 60.000 pessoas em todo mundo.

Notícias recentes, de setembro e outubro de 2011, trazem informações de que a Kodak já pediu um empréstimo de US$ 160 milhões e que suas ações na bolsa estão despencando. Segundo o site Meio Bit “até o final do ano a empresa já terá perdido 70% de seu valor”.

A imagem e percepção que a própria mídia passa é que a Kodak sempre foi uma empresa de inovação e referência em fotografia, mas ao perder o momento de uma das maiores evoluções da área, a câmera e fotografia digital, ela “perdeu” sua essência de inovação, prova disso é que hoje já não aparece entre as 100 marcas mais valiosas do mundo.