sábado, 29 de outubro de 2011

Nike e a exploração infantil


A Nike Inc. nasceu em 1971, nome o qual deriva da deusa grega da vitória "NIKÉ" e o seu símbolo, chamado de swoosh foi criado por Carolyn Davidson por apenas US$ 35.
Seus fundadores são Phill Knight e Bill Bowerman.
Sua missão era se tornar a melhor empresa de esportes e fitness do mundo.
A primeira aparição oficial da marca em 1972 em um evento esportivo somente como marca de tênis.
Sua expansão começou em 1978 com a entrada da empresa no mercado Sul americano.
Entre 1993 e 1994 a Nike passa por sua primeira dificuldade, com o seu plano de expansao, ela rapidamente se tornou uma empresa de artigos esportivos em geral, assim precisando se reposicionar na mente do consumidor.
Com isso ela ganha contratos publicitários e passa a patrocinar grandes atletas como o jogador de golfe Tiger Woods. Tornando-se lider no mercado do setor.
Mas a maior crise da empresa, a qual gerou uma queda na credibilidade da mesma, foi no fim de 1997 quando um relatório divulgado pelo Corpwatch ganhou destaque, esse mostrava trabalhadores sendo submetidos a trabalhos escravos para produção de mercadorias da marca Nike, a maioria desses trabalhadores eram crianças com idades entre 12 a 14 anos.
A Nike por ser uma empresa globalizada, primeiramente ela funciona com a filosofia de: mão de obra escrava, eficiência e produto vendido a preço alto.
Com essa crise estourada a empresa foi obrigada a assumir sua culpa, principalmente com a intenção de minimizar a queda que teve nas vendas, que chegaram a mais ou menos 17%.
O fundador da empresa Phill Knight deu uma entrevista falando sobre o assunto e dando suas explicações e motivos.
Assim depois de anos tentando reconstruir sua imagem e reputação, hoje em dia a Nike já voltou a ser lider de mercado no segmento de esportes.
faturamento : US$16,3 bilhões (2007)
lucro: US$ 1,5 bilhões (2007)