segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Os dados vazaram no Play

A Sony foi fundada por Masaru Ibuka e Akio Morita em 1946 com o nome de Tokyo Tsushin Kogyo K.K.

A empresa passou a utilizar o logo SONY em seus produtos em 1955 e em 1958 adotou o nome SONY para toda a organização, tornando-se a Sony Corporation.

O nome Sony originou-se a partir de dois conceitos, “sonus” que é a raiz de palavras como “som” e “sônico”, a outra parte veio de “sonny boy”, uma expressão utilizada no Japão que descreve um jovem com espírito livre e pioneiro, que representava bem o novo conceito da empresa.

Desde então a Sony sempre inovou, criando desde o velho Walkman, o CD (em parceria com a Philips) e vários outros padrões utilizados na indústria de audio e vídeo.

Na década de 90 a Sony lança seu primeiro console de jogos, o Playstation que se tornou um grande sucesso, com mais de 100 milhões de aparelhos vendidos, superado apenas pela 2a geração o PS2 com mais de 150 milhões de aparelhos vendidos.

Em seguida veio o Playstation 3 e com ele a PSN (PlayStation Network) onde é possível realizar download de conteúdo, jogos e também jogar online com outras pessoas cadastradas no sistema.

Entre 17 e 19 de abril de 2011 a rede PSN foi invadida por hackers que roubaram os dados de 77 milhões de usuários, entre os dados de perfil haviam também nome, endereço, email e número do cartão de crédito (que a Sony diz estar criptografado). No entanto, não bastasse a falha de segurança que permitiu o roubo dos dados, a empresa levou praticamente uma semana para informar aos usuários sobre o evento. A rede também ficou indisponível por praticamente um mês após a descoberta da invasão.

Como desfecho, o prejuízo financeiro pode chegar a US$ 24 bilhões (estimados pelo Ponemon Institute). Além disso, também há prejuízos para a imagem da empresa, onde ela passa a ser vista como uma plataforma não tão segura e usuários podem migrar para os produtos de seus concorrentes.

Sabemos que sistemas que armazenam dados de usuários e efetuam transações devem ter a segurança como um dos pilares de sua sustentação, mas sabemos também que mesmo com todas as medidas possíveis e imagináveis sempre haverão falhas de segurança que serão exploradas por hackers e por pessoas maliciosas. Em casos deste tipo, onde há o vazamento de dados que envolvem informações financeiras, o atraso na divulgação deste fato para os clientes pode gerar grandes transtornos, inclusive financeiros e, a perda de credibilidade para a empresa pode ser maior ainda.