sábado, 29 de outubro de 2011

Vai um Prius aí?

Carros da Toyota não quebram. Pelo menos é essa a imagem que muitas pessoas têm da empresa que construiu sua identidade de sua marca baseada na qualidade e na alta tecnologia de seus produtos, oferecendo carros seguros e duráveis. Fundada na cidade de Toyota, no Japão, em 1937, superou a americana GM sendo considerada a maior montadora do mundo em 2007. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. No Brasil, são mais de 4.000 funcionários em quatro unidades nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Seu modelo de trabalho, totalmente focado na qualidade, é benchmark em diversos setores da economia e sustenta sua imagem e credibilidade.

No entanto, entre o final de 2009 e início de 2010 uma série de recalls envolvendo milhões de carros da montadora em todo o mundo abalou sua imagem. Após acidentes causados por problemas em tapetes inadequados que enroscavam nos pedais, acelerando o veículo e depois, e nos freios que atuavam com atraso, um dos principais pilares de sua marca, a qualidade, foi seriamente atingido.

A Toyota demorou a admitir o problema e a solucioná-lo. A própria cultura da empresa e do país de origem interferiram nas ações tomadas. Jeff Kingston, estudioso e diretor da Universidade de Temple, no Japão, disse em reportagem para o The Wall Street Journal, "a vergonha de admitir um recall num país obcecado com qualidade e habilidade técnica dificulta a transparência e o reconhecimento da responsabilidade". Ele continua: "Também há uma cultura de deferência nas empresas que dificulta que os que estão embaixo na hierarquia questionem os superiores ou informem os problemas a eles. O foco no consenso e no coletivo facilita o trabalho em equipe, mas também dificulta desafiar o que já foi decidido".

Em janeiro de 2010 as vendas haviam caído 16%, demonstrando o temor dos consumidores gerado pelos eventos. Em fevereiro, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, pediu desculpas publicamente pelas falhas técnicas e pelos transtornos causados. E já em março daquele ano, as vendas voltaram a subir, indicando que a credibilidade não havia sido tão afetada, especialmente depois das medidas tomadas pela empresa e da calmaria que seguiu a crise.

O tempo passou e a situação se acalmou, mas a Toyota não ficou parada. De olho nos consumidores cada vez mais interessados em produtos e empresas socialmente responsáveis, a gigante aposta suas fichas no Prius. O carro híbrido é um dos mais vendidos em todo o mundo na categoria, e deve ser lançado em 2012 no Brasil. “A vinda do híbrido para o Brasil tem muito mais um sentido institucional do que de ganhar mercado. A intenção é colocar a Toyota como uma marca inovadora e sustentável e fazer com que o público comece a entender a tecnologia”, explica Luiz Carlos Mello, diretor do Centro de Estudos Automotivos, em entrevista à revista Veja no último mês.

Enquanto a novidade não chega, a Toyota se empenha no plantio de mudas de árvores no entorno de sua fábrica em Sorocaba, SP. No total serão 80 mil mudas que formarão um cinturão verde ao redor da unidade plantado com a ajuda de colaboradores, fornecedores e concessionários. A iniciativa já foi realizada nas fábricas no Japão, Índia e Tailândia, utilizando uma técnica exclusiva que permite que as plantas escolhidas, árvores nativas semelhantes à flora original da região, cresçam muito mais rápido do que em um plantio comum.

O que se planta é o que se colhe. Resta agora saber se a estratégia verde vai se sobrepor à imagem de qualidade da Toyota, estando ela abalada ou não (e pelo que parece, o estrago não foi tão grande assim), e como os consumidores vão reagir nos próximos anos. Vai um Prius aí?


Fontes:

http://www.toyota-global.com/

http://www.toyota.com.br/

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/toyota-lanca-o-hibrido-prius-no-brasil-mas-vendas-comecam-so-em-2012

http://www.inteligemcia.com.br/51787/2011/10/21/toyota-realiza-plantio-de-45-mil-arvores-em-sorocaba/

http://noticias.r7.com/economia/noticias/entenda-a-crise-que-atinge-a-toyota-no-mundo-20100209.html

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-crise-da-toyota-e-a-hipocrisia-na-comunicacao-empresarial/43761/

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/865002-toyota-mantem-lideranca-mundial-mesmo-com-crise-de-recall.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u694261.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u725882.shtml