sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Michael Dell e o PC para todos

A empresa fundada por Michael Deel em 1984, nasceu nos dormitorios da Universidade do Texas. Como não tinha dinheiro, fez um emprestimo com seus avos e fundou a empresa com o nome de PC´s Limited. A ideia inicial era vender computadores direto aos clientes, sem precisar dos caneis de distribuição tradicionais.
Dell se tornou um icone nos anos 90, revolucionando o mercado de computadores com o seu sistema de venda direta e sob encomenda. No começo a venda era realizada por telefone, com um preço mais baixo que o da concorrência.


O foco da Dell era o consumidor; sua necessidades e desejos e com o seu formato de vendas; o contato da empresa com o consumidor era muito mais direto, dessa forma conseguia detectar melhor seus problemas e oferecer solucões rapidas e eficazes para satisfazê-los.

Michael foi um dos maiores responsaveis por colocar o computador ao alcance de milhões de consumidores.
O primeiro design proprio veio com o modelo; Turbo Pc, a empresa entãocomeçou a colocar anúncios em revistas de informática para venda direta ao consumidores, além da possibilidade do consumidor escolher a sua configuração.




Nos quatro anos seguintes, a empresa espalhou suas operações por outros 11 países ao redor do mundo. Em 1988 a empresa adotou oficialmente o nome de DELL COMPUTER CORPORATION e abriu seu capital na Bolsa de Valores. Foi quase nesta mesma época que a DELL lançou no mercado seu primeiro laptop, ingressando em um segmento que se tornaria altamente lucrativo.



Em 2003 a empresa simplificou seu nome para DELL INC; para ampliar o seu alcance além do segmento de computadores.
Nas primeiras duas decadas que seguiram a fundação da empresa não houve concorrente capaz de fazer frente a Dell.
Mas como nem tudo é perfeito em 2006, o modelo Dell começou a dar sinais de desgaste e não conseguiu manter a conccorrencia longe e pela primeira vez em 22 anos a companhia anunciou um resultado abaixo do esperado, suas ações despencaram e foi ultrapassada pela HP na liderança mundial de computadores.


Outro fator que já causava problemas para a empresa era a Apple; em 2005 no começo da crise da Dell a diferença entre a situação da empresa e da Apple que começava a dominar o mercado já era consideravel.
A Dell vinha perdendo valor no mercado acionário caindo, a Apple por sua vez estava em franca ascensão, suas ações subiram mais de 100% em um ano, e sua tendência ainda é de alta. Seu valor hoje está 4 vezes maior do que seu auge na década de 80. Seu faturamento é um terço do da Dell, mas cresce o dobro do que a média da indústria no mesmo período e as estimativas confirmam que continuará crescendo nesse ritmo nos próximos 5 anos.
Os analistas entendem que a Dell hoje não é mais uma empresa inovadora, já que outras empresas do setor, também fazem o mesmo e desenvolvem produtos similares. O grande argumento estratégico da Dell, sua venda direta com o consumidor aparentemente perdeu valor. A Apple, por sua vez, é tida como uma empresa inovadora em todos os momentos da sua história.





A Dell precisou se esforçou para se livrar de suas algemas e levou os seus produtos para o varejo; mas o momento não era o ideal e a crise economica mundial atrapalhou os planos dessa "volta por cima" da empresa. No início de 2007, Michael decidiu reassumir a presidência executiva da empresa.
A empresa começa a se desvincular da imagem de hardware para ser vista como uma provedora de soluções.
De acordo com o IDC, a companhia recuperou por pouco a liderança do mercado americano de PCs, ultrapassando a HP em 2009.

Os PC´s sempre foram o carro chefe da marca e algo de que Michael disse que nunca abria mão, mas como já é possivel perceber, o mercado de PCs vive um momento um pouco incerto. O que pode acarretar em mais uma crise para a empresa que precisa repensar o produto que sempre foi a sua imagem principal.
Neste ano a Dell recebeu passou por mais uma rasteira; a chinesa Levono assumiu a vice-liderança entre os maiores fabricantes de notebooks e desktops do mundo, superando a Dell e ficando atrás apenas da HP.


A Apple por sua vez continua assombrando a todas as empresas do setor.



De acordo com os últimos relatórios publicados pela Gartner, a venda de computadores Mac no mercado norte-americano estão em uma clara fase de crescimento, com a proporção de 20 Macs para um PC. Os Macs superam os PCs em volume de vendas a cada trimestre nos últimos 5 anos.

De acordo com os relatórios da Gartner e do IDC, o Mac mostra crescimento de vendas no mercado de computadores por 22 trimestres consecutivos, ou seja, 7 anos e três meses, o estudo inicial mostra que a Apple registrou o maior crescimento entre os principais fornecedores no mercado de PCs dos Estados Unidos. As vendas de computadores Apple cresceram 21,5% no terceiro trimestre de 2011.
A empresa está HP, que é líder no país, com 28,6%, e da Dell, que possui 21,9%. Obviamente, esses números seriam bem diferentes se os institutos de pesquisa considerassem o Ipad como um computador. Tanto a Gartner como o IDC reconhecem em seus relatórios que a venda de iPads influencia nas vendas dos PCs - pelo menos entre os concorrentes da Apple.
Hoje em dia a Apple já se consolidou como a empresa mais valiosa do mundo e um pequeno detalhe chama a atenção é que a empresa hoje vale mais do que suas tradicionais concorrente juntas. ( Microsoft, HP e o da Dell).

Para recuperar o sucesso dos velhos tempos Michael Dell está promovendo umas profunda reestruturação na empresa que fundou a 27 anos. O primeiro passo é entender as reais necessidades dos seus clientes.



É melhor não considerar Michael Dell carta fora do baralho da industria tecnologica, um setor onde mudanças constantes fazem parte do dia a dia das empresas.


Daniela Dutra Neves