quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Keep Walking Coca Cola


A Coca Cola lidera a tabela da Interbrand de “100 Marcas globais mais valiosas” há 12 anos consecutivos. Durante esse periodo Wall Street ruiu, paises entraram em falencia, a crise global iniciada nos EUA destruiu milhares de empregos  e o FMI continua tentando concertar o que até entao era indistrutivel e certo.

Mas esta não foi a primeira crise que a marca enfrentou. Criada em 1886 nos EUA, no mesmo ano em que a estatua da liberdade era erguida em Nova Iorque, a Coca Cola passou a ser um outro grande símbolo americano. Da sua origem até hoje, venceu vários reboliços economicos grandes, sem encerrar seu ciclo de vida como se é tradicional em marcas antigas de consumo. Um grande exemplo disso está na historia da companhia que durante a grande depressão economica( Crise de 29), estava ampliando seu mercando, iniciando vendas um ano antes , nas Olimpiadas de Amsterdã. Nesta mesma época lançava embalagem six-pack e mulheres de porta em porta instalando gratuitamente um abridor de parede com a marca Coca-Cola.
Hoje a Coca Cola Company esta presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não alcoolicas. Sendo que 4 destas então entre as 5 mais consumidas no planeta: Coca Cola, Coca Light, Fanta e Sprite. Possui consumidores nos mais remotos cantos do planeta. Além disso, como uma das vertentes de sua fortaleza, intensifica sempre mais a aquisição de importantes marcas presentes em vários paises. No Brasil um dos exemplos mais conhecidos e polêmicos foi a compra do Guaraná Jesus. Bebida líder de venda no mercado do Nordeste Brasileiro.
Com uma linha de produtos em franca expansão e um consumo diário crescente, a Coca-Cola é uma empresa que não se acomoda e enxerga em cada esquina uma nova oportunidade de crescimento, continuando sempre a caminhar em um patamar de marca independente da economia global. 
Não só é a marca mais valiosa do mundo como merece ser extremamente estudada por todas as outras marcas que desejam sobreviver tanto tempo e um dia chegar a  ter o mesmo sabor de vitória que só a Coca Cola tem.