segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O perfil da mulher brasileira através da imagem das marcas de cosméticos

Compreender o perfil da mulher brasileiro não é tarefa das mais fáceis. Porém, há muito tempo as empresas de cosméticos tem conseguido algum êxito nessa tarefa. Além de entender deve-se comunicar-se com esse público e é através dessa comunicação que consegue-se identificar as diferenças entre marcas.

Para a L´Oreal, marca multi-nacional, as mulheres brasileiras são retratadas de maneira “global”. Dentro do esteriótipo criado pela marca a mulher brasileira não se distingue muito das demais como por exemplo das americanas ou francesas. Por outro lado, para a Natura a mulher brasileira se encaixa em um perfil único, perfil no qual a beleza natural é o ponto chave, ponto esse que toda mulher pode ter, mas de forma diferente. De certa forma a própria natura cria um esteriótipo e sugere que é dentro desses padrões que a mulher brasileira se encaixa, a mesma coisa faz a L´Oreal, porém os apelos e linguagens é o que difere as marcas.

As mulheres, em especial as brasileiras, tem comportamentos e hábitos completamente distintos, isso deve ser respeitado, é claro que qualquer marca que vá se comunicar com este ou qualquer outro público vai observa-lo e interagir dentro de alguns parâmetros pré estabelecidos, porém o que falta para as marcas de cosméticos é buscar novos e desafiadores parâmetros para se trabalhar. Se comunicar com a mulher brasileira de uma forma nova é o que esse público espera e merece, um público tão heterogêneo que as formas de comunicação padrão usadas pelas empresas apesar de darem resultados por todos estes anos está a quem do que se espera e certamente os resultados poderiam ser muito mais contundentes se as formulas padrão de comunicação usados pelas marcas fossem deixados de lado.

Ricardo Moreira