sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Marketing Experimental

Tudo o que nos rodeia, que temos contato pode provocar sensações em nós, que sejam boas ou más. Quando colocamos nosso foco nestas sensações vivemos uma experiência que é composta pelo ambiente, pelas coisas que temos contato como o ambiente (sons, cores, cheiros, etc), o lugar, as pessoas etc.

Com tantas mensagens chegando ao nosso cérebro, cada vez mais o desafio de destacar uma marca diferenciá-la dos seus concorrentes fica mais difícil, por isso, o Marketing Experimental ou Marketing de Experiência, tem foco nas experiências do consumidor ao utilizar um produto ou serviço. Ele deve estudar o consumidor e fornecer subsídios, serviços e produtos que envolvam este consumidor em uma experiência marcante de forma a ampliar a percepção de excelência da marca na mente do consumidor.

Vemos algumas marcas de bebidas (além de outros segmentos) com campanhas e eventos que buscam aproximá-las ainda mais do consumidor e fornecer experiências positivas para seus consumidores.

A Skol promoveu a Skol Beats que teve como proposta, trazer DJs famosos em grandes espaços públicos, agradando bastante o público jovem.

A Skol promoveu também o Skol Sensations que tem uma programação antes e após o evento principal que tem um artista principal de renome. Para ampliar a experiência do público, a Skol coloca vários “serviços” periféricos ao evento, que fazem uma grande diferença e ajudam a fixar a marca na mente do consumidor. Dentre estes serviços há a disponibilização de ônibus para o local do evento, faz ações promocionais, propagandas de consumo consciente com o motorista da rodada, entre outras ações.

A Smirnoff também investe com a Nightlife Exchange Project, que faz uma troca de estilos de balada entre países ao redor do mundo, levando a balada brasileira para Madrid e trazendo a de Madrid para o Brasil, por exemplo. Com isso, ela se fixa como marca global e promove experiências internacionais (ainda que dentro de um limite físico) a seus consumidores. A Smirnoff também oferece taxi de graça aos frequentadores na noite do evento (limitado a 10Km).

Já a Jonnie Walker, faz um marketing de experiência mais reservado e sem muito alarde, promovendo seus eventos de degustação, onde os participantes conhecem mais de um produto, o evento é ministrado pelo embaixador da marca no Brasil. A Jonnie também faz em parceria com construtoras, degustações no evento de entrega de chaves de imóveis de alto padrão. Estas ações ajudam a promover as experiências com a marca, a adquirir novos “admiradores” e colocar a marca em destaque durante uma experiência já positiva que é a obtenção das chaves de seu imóvel.

Porém, o Marketing de Experiência é uma “ferramenta” que deve ser usado com grande atenção, pois os detalhes fazem grande diferença na experiência do consumidor e, queremos deixar uma memória muito positiva das experiências vividas.