sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Perfil da Mulher Brasileira Através da Imagem das Marcas de Cosméticos

O Boticário

A indústria de cosméticos no Brasil tem revelado grandes mudanças socioeconômicas nos últimos anos. Graças ao aumento de renda, as mulheres passaram a assumir a chefia da família, a ganhar mais crédito, a comprar mais e com isso passaram a investir boa parte de sua renda em saúde e beleza.

De acordo com pesquisa apresentada pelo grupo que abordou o “Perfil da Mulher Brasileira Através da Imagem das Marcas de Cosméticos”, 79% das mulheres pagariam qualquer preço para manter a saúde e 80% acham que é importante manter a forma física. Grande parte delas escolhem as marcas preferidas e não mais se decidem pelo preço. Isso significa que a mulher, que antes tinha outras prioridades, como a casa e filhos, vê saúde, beleza e bem estar com muito mais entusiasmo.

Dê olho nesse filão, a indústria se agita para fortalecer seus atributos e tornar-se mais atraente diante de tantas concorrentes, como a Jequiti, da classe D e E. O Boticário viu a necessidade de se reposicionar no mercado e de conquistar novos mercados.

No ano em que completou seu 34º aniversário, a empresa realizou diversas mudanças na sua comunicação. O Logotipo ganhou formas que remetem a Grécia, aos deuses da beleza. A empresa apostou em cores como rosa, verde e o roxo. O slogan “Acredite na Beleza”, foi trocado por “A vida é bonita, mas pode ser linda”. Ou seja, o que está bom pode ser ainda melhor. As embalagens foram redesenhadas e há um toque muito mais delicado. A mulher - branca e com o cabelo liso, diga-se de passagem - como sempre, é o foco das propagandas.

Tais mudanças ainda são bastante recentes e ainda estão sendo percebidas pelo público. Contudo, O Boticário parece que fez uma opção ao publico feminino, com uma comunicação muito focada a elas. Resta saber se o público masculino migrará para outras empresas ou se continuará fiel a essa marca tão tradicional e tão consumida pelos brasileiros.