sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Homem Ideal (Marcas Esportivas)

Nós sempre idealizamos (ou tentamos) a pessoa ideal, profissional, ser humano, atleta, homem ou mulher. Esta pessoa idel possui várias características que prezamos como seres humanos e que buscamos constantemente em nós mesmos ou em outras pessoas.

Existe um senso comum de homem ideal deveria ter além de outras as seguintes características:

Inteligência, autoconfiança, empreendedorismo, dinamismo, sinceridade, bom humor, coragem, atenção, força e diferenciação.

Com estas características em mente, marcas esportivas se posicionam de forma a enaltecer e reforçar um pe

rfil de homem ideal na imagem de seus produtos e em sua comunicação.

A Adidas por exemplo, posiciona o homem como esportivo, forte, de forma a encarar tudo e todos de frente, a dominar o jogo, com um toque de elegância e dinamismo. Esta característica de posicionamento é percebida em suas campanhas e material de divulgação.



Já a Nike, posiciona o homem como forte, másculo, invencível e determinado, colocando em seu material homens com em tom de vitória ou execução de esportes muito competitivos.




Vemos que campanhas das duas empresas buscam ressaltar grandes características do homem, reforçando a imagem das marcas como marcas competitivas e associadas a saúde, bem estar e ao esporte.