sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O perfil da mulher brasileira através da imagem das marcas de cosméticos

Na apresentação deste tema, tivemos acesso a ótimos dados sobre o consumo de produtos de perfumaria e, especificamente, falando do público feminino: maior consumidor do gênero. Após receber informações de que as mulheres estudam mais que os homens, 80% acreditam na boa forma, 70% acham que cuidar da beleza aumenta a expectativa de vida, R$ 19,7 bilhões foram movimentados por elas e que na classe C, as mulheres passaram a escolher as marcas preferidas e não as mais baratas, ficou mais claro ainda que o mercado de cosméticos está cada vez mais fortalecido no Brasil.

Diante disso, o grupo fez uma comparação entre duas grandes marcas com presença marcante no país. A L´oréal, com uma vasta história mundial e tendo nascido na França em 1909, e o Boticário, lançado em 1977 no Brasil.

Hoje, a L´oréal está presente em 150 países, possui 42 fábricas, conta com 66.600 funcionários e oferece um “luxo” acessível a todas as mulheres. A marca retrata o sonho feminino e a beleza como poder. Para isso, utiliza embaixadoras para alavancar a sua imagem na mídia. Atrizes, cantoras e formadoras de opinião atuam nos filmes publicitários para mostrar todo o potencial e os atributos de seus produtos especiais para cabelos. Em cada país, a empresa contrata nomes locais. No Brasil, por exemplo, atrizes globais são as representantes da marca, já que existe uma forte identificação das brasileiras com essas mulheres que estão estampadas em páginas de revistas, programas de televisão, novelas, jornais, canais de notícias na Internet e muito mais.

Mas existe uma contradição em toda essa comunicação: o desejo das mulheres em ter o cabelo dessas embaixadoras às vezes não condiz à realidade. Além disso, as fórmulas das propagandas são sempre iguais, o que faz com que as pessoas possam duvidar um pouco da eficiência de produtos diferentes. Outro ponto importante a ressaltar é que as mulheres podem ficar em dúvida se para ter sucesso é preciso ser, estar ou ficar bonita. Algumas questões mexem muito com o íntimo das mulheres e acabam atrapalhando suas escolhas.

Já o Boticário, que abriu sua primeira franquia em 1980 e em 5 anos já tinha mais de 500 lojas no país, criou uma linha com produtos de perfumaria, cabelo, cosmética e maquiagem para atingir os públicos mais variados. Antes, o slogan da marca era “Você pode ser o que quiser”, mas a empresa decidiu fazer um reposicionamento em toda a sua comunicação visual, já que sempre foi vista como ideal para mulheres mais velhas e seu intuito é atingir pessoas mais jovens. Em suas novas propagandas, usando o slogan “A vida é bonita, mas pode ser linda”, inclui cenas comuns, do cotidiano e com mulheres normais (que não estão ligadas à fama). Apesar de tentar uma remodelação e bons produtos, a marca ainda não conseguiu atingir o seu público esperado. As pessoas de meia idade ainda são o seu mote.

Por Karina Brandford