domingo, 11 de dezembro de 2011

Posts Seminário - Stevan Scarparo


Mercado de Luxo

Na apresentação sobre o mercado de luxo foi identificado que este segmento está em crescente desenvolvimento em nosso país.

O ascensão social é uma realidade no Brasil, sendo assim a renda da população vem crescendo a cada ano, o que possibilita que a população tenha acesso a mercadorias que antes pareciam apenas um sonho.

Marcas como Armani, Louis Vuitton e várias outras empresas do segmento de luxo estão investindo pesado nas terras Brasileiras.

Na minha opinião o que move o mercado de luxo é mais o consumismo que a necessidade, uma vez que os objetos comercializados neste segmentos são objetos de desejo e propiciam ao dono um "status" diferenciado ao restante dos mortais.

Estudos fornecidos pelo IBGE mostram que o Brasileiro nunca consumiu tanto como nos últimos anos mas também o nível de inadimplência acompanha este crescimento.

Então concluímos que do Luxo ao Lixo a nova ordem é gastar, os produtos que deixam de suprir simples necessidades e passam a suprir desejos consumistas dos clientes estão em alta.

Concluímos então que o mercado de Luxo faz bem psicologicamente aos seus consumidores pois eles provam para a sociedade que "podem" dar-se este luxo enquanto a grande maioria da população ainda procura suprir necessidades primárias como ter refeições em suas mesas todos os dias.

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Perfil da Mulher Brasileira através da imagem das marcas de Cosméticos

Durante o seminário tivemos a oportunidade de presenciar um verdadeiro mapa da mulher Brasileira através da observação do consumo de marcas de cosméticos.

A classe B lidera a compra de produtos de cosméticos no brasil sendo que nas classes A e B as mulheres são maioria

A nova classe média moviemntou 19 bilhoes de reais em 2010, ou seja um crescimento de 228% entre 2002 e 2010.

A classe C hoje busca novas posições como consumidoras, viajam de avião e utilizam cosméticos importados.

Hoje escolhem as marcas favoritas ao invés de preocupar-se com o preco.

70% acreditam que a beleza aumenta o sucesso na vida.

Vendo estes dados constatamos novamente o crescimento da economia brasileira com visível movimentação nas classes sociais.

As grandes marcas estão investindo em "garotas propaganda" nas quais as mulheres se espelham, admiram e procuram seguir as tendências por elas ditadas.

A partir deste trabalho conseguimos identificar qual o perfil dos consumidores do segmento de cosméticos no Brasil e poderemos fazer projeções sobre o crescimento deste mercado nos próximos anos.

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Fortalecimento da Marca e Ações de Responsabilidade

O Grupo inicia a apresentação definindo exatamente o que seria a tão comentada "Sustentabilidade" pois ao contrário do que se imagina a Sustentabilidade não se baseia apenas em ações voltadas para a conservação ambiental.

"Sustentabilidade é a capacidade de satisfazer as próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras"

Conceito que foi introduzido por Lester Brown (fundador do Wordwatch Institute) no início da década de 80.


Ser sustentável é a propriedade de um processo que, além de continuar a existir no tempo, revela-se capaz de:

}manter padrão positivo de qualidade,
}contar com suas próprias forças,
}pertencer simbioticamente a uma rede de coadjuvantes também sustentáveis e
}promover estratégias e resultados, tendo em vista a harmonia das relações sociedade-natureza.

A partir destas definições O conceito pode ser aplicado em praticamente tudo a nossa volta, desde o meio ambiente, construções, atividades sociais, nas empresas, na utilização de materiais para fabricação de produtos, energia e nas atividades empresariais.
Durante a apresentação o grupo buscou ilustrar quais empresas realmente buscam adequar seus processos com os conceitos de Sustentabilidade.
As marcas utilizadas para ilustrar este trabalho foram: Gooc, Bosch e Ypê.
Constatamos que hoje é comum que algumas empresas utilizem em suas campanhas publicitárias apoio na sustentabilidade mostrando ao público que é possível lucrar de forma consciente.

Desejo a todos os colegas Boas festas e um 2012 repleto de felicidade e realizações.
Stevan Nunes Scarparo