segunda-feira, 2 de julho de 2012

Marca pessoal: Rubens Barrichello



O emprego dos conceitos de gestão de marcas e reputação é cada vez mais evidente na construção de marcas pessoais. Artistas, esportistas, empresários e demais personalidades aplicam os princípios de branding na gestão da imagem e das carreiras, sobretudo diante das novas condições de exposição adotadas pela sociedade moderna, seja pelas condições facilitadas de divulgação proporcionadas pelas mídias sociais digitais, ou pelas próprias tendências sociais que valorizam a reputação construída a partir daquilo que ‘se fala sobre ela’.

Ao se avaliar a construção da marca pessoal do piloto Rubens Barrichello, nota-se que há a percepção dos envolvidos neste processo de que marca é o que se diz sobre você, e não necessariamente o que você diz que é. Nas palavras de Marti Neumeier em “The brand gap: o abismo da marca”, cada pessoa cria sua própria versão da marca, uma vez que a sua construção é uma percepção íntima de uma pessoa em relação a um produto, serviço ou empresa – ou ainda, uma personalidade, no caso de construções de marcas pessoais.

Ao se adotar a imagem coletiva construída sobre a carreira esportiva de Rubens Barrichello, como a de um piloto que correu muitas provas, mas ganhou poucas vezes, a marca pessoal do esportista torna-se autêntica, o que facilita a interação das pessoas com tudo aquilo que se relaciona sobre a vida e a carreira do piloto. Este é o tom que permeia a comunicação de Rubens Barrichello, seja em entrevistas e depoimentos pessoais, como também em institucionais ou patrocinados.