sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Marcas de Luxo

O grupo trouxe uma interessante apresentação sobre a história das marcas de luxo no Brasil, contextualizando com suas biografias mundiais. Foram citadas as famosas Louis Vuitton, Hermés, Giorgio Armani, Chanel e Guess.

As cinco marcas tem vasta experiência no mercado de luxo e agregam muito valor aos consumidores mais exigentes e de uma classe econômica elevada. São focadas no público AAA e constantemente têm seus produtos pirateados, já que fazem parte do sonho de consumo de muitas mulheres, ou seja, os fraudadores realmente tem para quem vender suas peças falsificadas.

As empresas tentam sempre inovar em produtos e peças exclusivas, mas o trabalho é um pouco em vão ao querer parar com a pirataria. As confecções de bolsas, sapatos, malas e roupas subsidiadas têm muita força no Brasil, ainda mais com o consumo desses produtos secundários aumentando a cada dia.

De qualquer forma, a Louis Vuitton, por exemplo, investe fortemente em grandes parcerias para suas criações, como é o caso do estilista Marc Jacobs. Além disso, somente lojas exclusivas têm licença para vender seus produtos. E o que contribui ainda mais para o sucesso da marca é que seus valores não mudaram desde o ano de sua criação, em 1854. Originalidade, espírito “avant-garde” e qualidade são sinônimos de alta qualidade e que traduz bem a posição da marca no mercado.

Mas existe uma ótima alternativa para quem quer estar na moda e fazer parte desse mundo de luxo, sem usufruir da pirataria. A loja Feel Chic foi lançada em outubro de 2010 para atender a uma demanda constante das fashionistas: aluguel de bolsas de marcas renomadas por um prazo determinado. Já que muitas mulheres não podem obter uma dessas, a ideia das sócias Erika Pracchia e Paula Ranzini veio a calhar. Ao invés de pegar emprestado das amigas ou passar vontade, as consumidoras podem escolher uma peça, assinar um termo de responsabilidade e pagar pelo serviço.

É claro que para muitas, essa solução não é satisfatória, pois já foram hipnotizadas pelas propagandas ou por cenas de filmes em que grandes artistas usam esses produtos tão sonhados, mas às vezes o preço desses produtos supera e muito o que uma família ganha no ano inteiro.


Por Karina Brandford