sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sustentabilidade e Responsabilidade Social e O Perfil da Mulher Brasileira através das marcas de cosméticos

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

A apresentação sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Social foi muito boa, pois foram utilizados cases de empresas que tem um discurso socioambientalmente responsáveis, mas que suas ações não refletem isso e outras que de fato tem suas ações guiadas por diretrizes socioambientais. Antes de comentar os cases vale ressaltar que o termo sustentabilidade não se refere somente a área ambiental, mas também social e econômica.
Vale citar o case da empresa Ypê que apesar de ter criado uma campanha grande de responsabilidade ambiental, na prática o seu discurso nem sempre parece refletir a realidade. Acredito que este seja o grande desafio dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes em relação a este assunto: saber diferenciar as empresas que de fato têm todos os seus projetos e ações pensados respeitando a sociedade e o meio ambiente, daquelas que apenas tem um discurso bonito e ações pontuais de responsabilidade social, mas que no dia a dia não se preocupam com isso.

O Perfil da Mulher Brasileira através das marcas de cosméticos

As marcas de cosméticos podem ter um poder maior do que imaginamos sobre a classe feminina. As empresas que vendem cosméticos precisam criar uma identificação com suas consumidoras, este é o desafio.
No case da L’Oréal, apresentado pelo grupo, a empresa apresenta uma publicidade muito focada no luxo da beleza da mulher. Por ser uma multinacional o fato de usarem embaixadoras ajuda a criar a identificação da mulher brasileira, mesmo que as embaixadoras selecionadas tenham um pouco um estereótipo europeu. Na realidade, acredito que essa seja uma boa estratégia de manter uma estratégia global da marca, mas mantendo algumas peculiaridades locais.