sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Marca País EUA


Agora é a vez do Brasil

Com pioneirismo, inovação e muita maestria, os Estados Unidos mostram ao mundo até hoje o quão fabulosos são ao fazer entretenimento, provaram o quanto geniais e potentes são no esporte, o alcance que suas musicas tem nos cinco continentes, e o quanto seus filmes e desenhos marcaram a vida de milhares de pessoas. A percepção da marca Estados Unidos é sempre muito forte. Essa marca é uma das mais valiosas do mundo e ocupou a muitos anos consecutivos a liderança do Ranking Global CBI (Country Brand Index), muito embora em 2011, por conta do impacto e da percepção global relacionada à crise financeira, ficou em 6º lugar. Esse ranking avalia cinco categorias (tolerância, abertura, liberdades públicas e outros valores reconhecíveis) de 113 paises do mundo. O ranking global CBI 2011 é liderado pelo Canadá, que mantém a posição pelo segundo ano consecutivo.

O país das oportunidades, do sonho americano, do orgulho nacional, da democracia, do capitalismo aberto e declarado pontuou-se em diversos mercados globais, pois soube aproveitar oportunidades sociais e econômicas e principalmente, valorizar seus cidadãos. A consequência de se trabalhar a marca gerou aos Estados Unidos aumento de exportações, do turismo, dos investimentos locais e do sentimento de confiança interno e perante as outras nações.

Um pouco mais ao sul da América, o Brasil também goza de um excelente momento para fortificar a sua marca país e trabalhar os atributos a qual deseja ser reconhecida. Com uma imagem bastante positiva sobre a economia sólida, uma moeda forte, com mercado aberto e favorável para investimentos, o Brasil já passa de um país subdesenvolvido para uma das principais potencias nos próximos anos. Ponto para o Brasil! Outra grande oportunidade para o Brasil é o fato de sediar o Mundial de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Ainda sobre o CBI 2011, O Brasil subiu dez posições e ocupa o 31º lugar, e é o mais bem posicionado entre as nações da América Latina. Esta entre os mais bem avaliados entre as melhores praias, melhores vidas noturnas e há expectativas muito boas em relação a sua economia. Porém, mais do que nunca, é a hora do Brasil enfocar o aspecto da credibilidade financeira, das suas riquezas naturais, de muitos setores em expansão, de um país com importantes pesquisas na área da saúde, da tecnologia, de outros grandes esportistas (e que não seja somente do futebol).