sábado, 3 de dezembro de 2011

E a mulher Avon, quem é?

Um assunto que muito me interessa é beleza: cosméticos, moda, acessórios e, como toda consumidora, claro que também sou  impactada pelos anúncios e busco aquele visual diva do dia-a-dia de uma propaganda O Botícário, contentando-me e sabendo que, por mais L'Oreal que eu use, nunca serei uma Grazi Massafera.

L'Oreal e O Boticário, apesar de considerarem padrões de beleza femininos bastante semelhantes, fazem essas representações de maneira distinta em suas campanhas; a primeira apostando na imagem das celebridades e utilizando modelos desconhecidas, obviamente lindas, mas com tipos comuns. Muito discutida em aula, vemos também a Natura, que aposta em uma beleza, como o próprio nome da marca sugere, mais natural. E, em meio a todas essas análises, me pego pensando na imagem da mulher Avon.

Há algum tempo, antes de me tornar consumidora assídua de maquiagens e afins, lembro de ver a marca com certo preconceito. O catálogo, com produtos bastante diversificados e baratos, parecia vender produtos de baixa qualidade; talvez por sua aparência simplória: de impressão dos catálogos, qualidade de imagens e afins. Os anúncios, utilizando mulheres do dia-a-dia e não tão elegantes e bonitas, também não transmitiam credibilidade. No entanto, ouvia maravilhas sobre os produtos, indicações em diversas revistas femininas e resolvi prová-los. Hoje, indico.

Hoje, vejo também, a utilização de icones de beleza mundial representando a marca: Reese Witherspoon, como embaixadora da marca; Fergie com a linha de perfumes; Paola Oliveira na Color Trend... Modelos anônimas continuam a ilustrar campanhas de outros produtos e ações específicas; promoções feitas pela marca, escolhem consumidora para estrelar as campanhas e minha dúvida agora é sobre quem é a mulher para quem Avon quer comunicar? E que imagem feminina a marca quer representar?

As famosas de Avon não tem a atmosfera glamurosa em torno de si, como as beldades de L'Oreal. Reese Witherspoon dos filmes românticos fofinhos de Hollywood; Fergie, cantora sexy, porém despojada; Paola Oliveira, a atriz global ainda em ascensão. Famosas sim, mas não as primeiras "divas" que nos vem a mente quando o assunto é beleza. Talvez opções mais baratas de rostos famosos, mas, sem dúvidas, com apelo mais popular, para o público que opta por Avon por se tratar de uma marca de grande qualidade e preço mais acessível.



É interessante refletir como, apesar de todas as empresa citadas representarem o segmento beleza, cada uma utiliza imagens diferentes de mulheres e o reflexo da imagem dessa mulher em relação ao posicionamento da marca no mercado. Qual modelo, anônima ou famosa, escolher para representar seus produtos? Qual diferenciação criar em comunicação frente ao que é produzido pelos seus concorrenes? Qual a sua verdade?

... Respostas tão difíceis de se encontrar em um mercado tão competitivo e dinâmico como o de cosméticos ... Problemas tão bem solucionados por Natura, L'Oreal e, até mesmo, O Boticário ... Soluções, que eu ainda tenho minhas dúvidas, Avon já tenha encontrado para si...