quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ensino Superior para todos?

Muito tem se ouvido falar sobre o crescimento da classe C e sobre sua ativa participação no mercado de consumo. Isso claro em diversos segmentos. A facilidade no pagamento, a variedade de produtos e preços, tudo vira atrativo.

Claro que no segmento educacional não poderia ser diferente. E NÃO É. A classe C cresce, compra, consome e tem sede por conhecimento. Eles querem estar, e estão, no mercado de trabalho. Querem evoluir dentro da empresa onde trabalham e mostrar a que vieram.

Claro, como é de conhecimento de todos, grande parte deste público conclui o ensino médio nas escolas públicas do nosso País e sabemos que nosso ensino público não é exatemente conhecido por ter boa qualidade. Então entramos em uma questão bastante delicada. As "Unis" sabem que esse é seu público e fazem de tudo para buscá-los onde quer que estejam. mas será que elas estão de fato preparadas para eles? Preparadas para muitas vezes ensinar contas básicas em um curso de administração ou concordância em um curso de Pedagogia?

Então os alunos se formam. As Universidades ganham se dinheiro. O mercado de trabalho muitas vezes é quem sofre as consequencias da falta de mão de obra qualificada. E esse processo vai se repetindo em todos os cantos do País.