sábado, 11 de junho de 2011

Uma novidade certificada: os cosméticos ORGÂNICOS








L’Occitane

Conhecida como uma empresa que traz o melhor da natureza em seus produtos de beleza, a L'Occitane surpreende com sua linha Orgânica Oliva de produtos corporais. O fabricante foi a Beaumont-de-Pertuis, na região da Provence, e extraiu das oliveiras ingredientes que protegem, iluminam e oferecem uma sensação de beleza natural para quem usa. E, para acondicionar cada produto desenvolveu embalagens práticas e higiênicas, com uma tampa que evita o acúmulo e uma etiqueta de inviolabilidade.
Todos os produtos da linha Orgânica Oliva são certificados pela Ecocert, companhia francesa que trabalha com 50 países e estabelece os mais altos padrões de qualidade para os cosméticos fabricados com substâncias naturais. Isso reforça a prioridade em selecionar ingredientes autênticos, escolhidos com rigor e critério, para preservar as características da oliva e respeitar o meio ambiente.
Para conceder seu selo, a agência estabelece que os produtos sigam os seguintes parâmetros: mínimo de 95% de ingredientes naturais ou ingredientes de origem natural e mínimo de 10% do total dos ingredientes certificados como orgânicos. As fragrâncias sintéticas ou corantes, silicones e óleos minerais não são permitidos.

O selo

Dos cerca de 1.000 fabricantes de cosméticos naturais e orgânicos certificados no mundo, mais de 700 são ou estão em processo de certificação pela Ecocert em diversos países, inclusive no Brasil. Entre eles pequenos, médios e grandes fabricantes, líderes mundiais no setor.
A Ecocert tem por princípios: privilegiar ingredientes de origem natural sobre toda outra origem e os ingredientes obtidos da agricultura orgânica, melhor forma de respeitar os valores ecológicos; ser transparente em relação aos consumidores; e valorizar a vontade dos fabricantes motivados pelo respeito à natureza ao longo do processo de produção, de melhorar a qualidade de seu aprovisionamento e de seus produtos.

Curiosidade

Um cosmético orgânico certificado segue a composição:
• 93% de água floral orgânica;
• 4% de álcool gorduroso de origem natural (óleo vegetal + trans-esterificação + redução)
• 1% de conservante (síntese), desde que permitido pelo referencial Ecocert
• 2% de ativo vegetal orgânico
A) % de ingredientes naturais sobre o total dos ingredientes :
93%+4%+2%= 99% > 95%
B) % de ingredientes vegetais certificados orgânicos sobre o total dos ingredientes vegetais:
(93% + 2%) / (93% + 2%) = 100% > 95%
C) % de ingredientes vegetais certificados orgânicos sobre o total dos ingredientes:
93% + 2% = 95% > 10%

Para mais informações: www.loccitane.com.br e www.ecocert.com.br