sexta-feira, 10 de junho de 2011

Tecnologia, sustentabilidade e o século XXI

Empresas de tecnologia são em geral queridas pelos consumidores. Que o digam a Apple e o Google, e até a Microsoft integra listas de empresas mais admiradas do mundo. Interessante notar, no entanto, que este mundo tão inovador e fascinante ainda está distante de outras empresas nos quesitos sustentabilidade e responsabilidade social.
Procure informações nas próprias páginas das empresas. Em geral, não há nada. A Apple tem um projeto interessante com o objetivo de reduzir o impacto que produz no meio ambiente, com menores emissões de carbono não somente originadas na produção como também do uso que os consumidores fazem dos produtos. Porém, a Apple para por aí. E veja que é um investimento que traz retorno para a companhia, com a redução de despesas.
Google, Apple, Microsof, IBM e similares dificilmente entram em rankings de empresas mais éticas ou mais sustentáveis. As únicas na lista das 100 mais sustentáveis da Forbes são a Intel e a HP.
Google e Apple, apesar de tão admiradas aparecem por vezes no noticiário de forma negativa, como alvo de ações trabalhistas, por exemplo. Já a Apple resolveu, recentemente, implicar com as centenas ou milhares de promoções espalhadas pelo mundo que sorteiam iPads e iPhones. O uso da palavra “gratuito” em promoções com  seus produtos foi proibido.  Que impacto terá esta medida em sua imagem?
E nem vamos falar sobre as fábricas terceirizadas na Ásia que produzem peças ou produtos inteiros para estas empresas, à custa da exploração da miséria da região. Por mais que o trabalho semi-escravo seja padrão por ali, simplesmente fechar os olhos e fingir que está tudo bem porque "é normal"  é conduta incompatível com empresas líderes do século XXI.