terça-feira, 21 de junho de 2011

Autenticidade a serviço do futebol

O grande desafio na construção da ideia de criar um museu é torná-lo atrativo, para que as pessoas possam ter prazer ao visitá-lo, e autentico, para que as pessoas tenham a confiança que o conhecimento adquirido durante a visitação do museu é real. Um bom exemplo desta sinergia é o Museu do Futebol, situado na entrada do estádio do Pacaembu.

Logo que entramos no Museu nos deparamos com muitos quadros com os escudos dos principais clubes do futebol Tupiniquim e com fotos de alguns jogadores que fizeram história neste esporte. Neste momento temos uma pequena noção do tamanho deste mercado, que movimenta muito dinheiro e faz a alegria de muitas pessoas, algumas delas sem motivo algum para sorrir.

Num segundo momento somos surpreendidos por cabines com equipamentos eletrônicos que reproduzem a narração dos principais locutores esportivos do Brasil. Essas narrações nos fazem relembrar momentos históricos deste esporte, na mais pura demonstração de fidelidade e autenticidade ao esporte que é o mais querido e admirado no mundo.

Apesar das narrações serem de arrepiar, não só pelo seu valor histórico, mas por mostrar com fidelidade a emoção deste esporte, o espaço destinado para vídeos e áudios das torcidas dos clubes nacionais é um dos momentos mais emocionantes na visita a este museu. Quem já foi a um estádio num dia de clássico ou numa final de uma competição importante, teve a nítida sensação que estava revivendo aquele momento inesquecível, tamanho autenticidade que este espaço nos propicia.

No espaço destinado para as Copas do Mundo temos uma noção do “diferencial coorporativo” da seleção brasileira, que são os seus craques. As fotos de jogadores brasileiros que brilharam neste esporte e conquistaram a maior competição desta modalidade, a Copa do Mundo, como Pelé, Garrincha, Rivelino, Jairzinho, Gerson, Romário, Ronaldo e etc., demonstram porque o Brasil é o maior vencedor de mundiais.

Antes de terminar a visitação ao Museu, tem um espaço destinado para que as pessoas possam bater um pênalti num goleiro virtual e sentir uma pequena parcela da sensação que um jogador tem ao cobrar uma penalidade máxima. O pênalti é um dos momentos mais emocionantes deste esporte, pois apesar de parecer fácil de ser convertido, muitos craques ficaram marcados na história por terem perdido pênaltis decisivos.

As pessoas responsáveis pela concepção e criação deste Museu estão de parabéns, porque conseguiram transformar um Museu, que para muitos tem um aspecto antiquado e frio, num espaço que consegue reproduzir com autenticidade a emoção de estar num estádio de futebol e o amor que os torcedores têm por seus clubes.