domingo, 26 de junho de 2011

O valor de uma língua

A língua de um povo é sua maior manifestação cultural. Na cidade de São Paulo, para celebrar a Língua Portuguesa, foi criado um museu dinâmico e interativo, onde os visitantes têm acesso a textos, narrativas, informações e muitas histórias, numa verdadeira aula virtual sobre a origem de nossa língua.

A criação do museu da Língua Portuguesa foi significativa não só para a cidade de São Paulo, mas para todo o nosso país, valorizando demais as origens linguísticas do Brasil e a autenticidade do povo brasileiro.

Em uma aula dinâmica e interativa, aquele que passa pelo museu, sai com um sentimento importante do quanto vale realmente sua língua, sua história e suas origens, lembrando a diferenciação que o Brasil sofre dentro de toda a América Latina em relação à língua falada na maior parte do continente.

Em um país onde a valorização da educação está longe do ideal e o aprendizado da maioria de nossos estudantes nem chega perto do aceitável, uma iniciativa como essa da criação de um museu valorizando nossa língua é louvável, contribuindo bastante para a formação de muitos estudantes da capital e região metropolitana.

É muito bom saber que São Paulo também conta com uma marca importante, a marca da educação, a marca da cultura, construindo uma identidade importante, a do comprometimento com nossas origens, com nossas raízes, com a nossa língua.

Quanto vale a nossa língua? Nossa cultura? Nossas tradições e costumes? Para estudar a vida de um povo, de uma nação, de uma civilização, nada melhor do que começar valorizando a língua desse povo.