domingo, 26 de junho de 2011

Museu do Futebol: paixão nacional em exibição

São Paulo abriga algumas das maiores torcidas do país e tem sua identidade intrinsecamente ligada ao futebol, então, o local, que homenageia a essa paixão nacional tem um significado especial na cidade e faz parte de sua identidade.A localização do museu do futebol não poderia ser em outra. Coerentemente, ele está embaixo das arquibancadas do Pacaembu, palco de tantas partidas memoráveis
Expondo não somente a historia e os tesouros do nosso futebol, o museu engloba também os momentos de nossa historia paralelos as ocasiões inesquecíveis do esporte mais adorado do Brasil, dando espaço também a outros vitoriosos internacionais. Naturalmente, o comprometimento da torcida com o tema o torna uma obrigatório para os entusiastas, mas há muito para atrair visitantes ocasionais.
Somos inseridos no auge da animação das torcidas (dali em cima, mesmo, talvez), entre incríveis passes dos anjos barrocos, acompanhamos os oitenta anos de copa do mundo e relembramos nossas cinco vitorias, ouvimos jogadas sensacionais narradas pelo nosso comentador preferido, e, podemos fazer as nossas num campo virtual.
O museu é repleto de recursos tecnológicos, ainda que o futebol seja tradicionalmente hesitante em utilizá-los para resolver impasses relacionados a arbitragem. Essa flexibilidade foi uma boa decisão, pois eles criam uma vitrine irresistível de informações e estimulam a curiosidade até do mais blasé.